WALK MACHINE - História e Guia Prático

WALK - A Máquina de andar


História e Guia Prático




História e Introdução:

Desenvolvida e patenteada pela HATSUTA e seus funcionários. Com esta máquina, você ganha uma nova opção para locomoção e lazer, de forma segura e econômica. Você estará demonstrando, como os homens se deslocarão no futuro, em pequenas distâncias, nas áreas urbanas, cada vez mais apertadas.

A WALK MACHINE é uma máquina extremamente dócil de manejo e após alguns minutos de treinamento, você estará usando-a perfeitamente integrada aos seus sentidos, como se ela fosse parte integrante de seu corpo.

Por que é fácil equilibrar-se numa WALK MACHINE, e é mais difícil manter-se em pé numa prancha de skate...

Na WALK MACHINE, você está com as pernas ligeiramente abertas, em estribos laterais. Este é o segredo e objeto da patente.

Com as pernas ligeiramente abertas, você distribui o peso do seu corpo sobre os estribos como você quiser. Exemplo: 50% do peso em cada pé nas retas e, nas curvas, 70% num pé e 30% noutro pé. Faça esse exercício e você compreenderá a filosofia do equilíbrio na WALK MACHINE.

A WALK MACHINE tem embreagem automática, é só acelerar que ela começa a tracionar suavemente.

Para parar, desacelere e freie com a mão esquerda.

Não acelere repentinamente, pois o motor morre ( o carburador não tem injetores automáticos). Observe um pouco os outros andando, descontraia e inicie seu treino devagar. Aplique as regras acima e vá praticando descontraidamente até dominar totalmente sua WALK MACHINE e usufrua todos os seus benefícios.



Características técnicas do WALK  MACHINE:

Motor: tipo 2 tempos

Cilindragem: 37cm3

Pistão X Curso: 35mm X 38mm

Potência máxima: 1 CV a 5.500rpm

Refrigeração: a ar, aletas “Ram-air”

Ignição: magneto e bobina secundária

Carburador: tipo pistão ventury 0 14 mm

Lubrificação: óleo 2 tempos 20:1

Tração: polias e correias

Peso Líquido: 18 Kg

Tanque de combustível: 1,3 Litros

Velocidade máxima: 25 Km / hora

Velocidade normal: 12 Km / hora

Carga máxima: 100 Kg

Pneus: 3,25 X 6

Calibragem de pneus: 18 a 20 Lbs

 

COMO LIGAR O MOTOR O WALK MACHINE:

1 – Abra a torneira da gasolina. Posição vertical para baixa a é torneira aberta e posição horizontal é fechada:




2 – Eleve a alavanca do afogador para posição “afogado”:



Observação: No caso de partida com o motor aquecido ou em dias quentes, este procedimento é dispensado, podendo manter-se a alavanca do afogador na posição “normal”.

 

 

3 – Acelere com a mão direita do acelerador até 1/3 da rotação:




4 – Com a mão esquerda, puxe o cordão de partida levemente, até encontrar resistência e depois puxe com firmeza até aparecer a marca vermelha:





- Nunca puxe o cordão forçando para cima ou para o lado

- Nunca solte o cordão após puxá-lo. Acompanhe-o no retorno até posição inicial

- Após alguns segundos de funcionamento com o motor afogado ele começará a falhar. Vá desafogando-o gradualmente, voltando o afogador na posição “normal” de acordo com a “resposta” do motor.

- Não force o motor quando frio durante 3-5 minutos, evitando acelerações repentinas, subidas e alta velocidade.

 

COMO DESLIGAR O MOTOR DO WALK MACHINE

1 – Desacelere o motor e freio o WALK MACHINE até a parada. O motor deixará de funcionar.

2 – Feche a torneira do filtro de gasolina quando for mantê-lo estacionado.

A observância deste item, poderá provocar vazamento da gasolina do tanque de combustível, por qualquer pequeno entupimento ou mau assento da agulha da boia do carburador, (que não afeta o funcionamento do motor) poderá provocar este vazamento.

3 – O desligamento para transporte: feche a torneira do filtro de gasolina e ande com o WALK MACHINE até esgotar toda a gasolina do filtro e da cuba do carburador. Sem este procedimento, a gasolina existente no carburador e filtro irá derramar.

 

PEQUENAS MANUTENÇÕES DO WALK MACHINE:

 

1 – Tensão correta da correia:

- Mantenha a correio “V” esticada com tensão correta. A pressão leve do dedo indicador, a correia não deve ceder mais do que 10mm. Caso a correia esteja frouxa, reaperte e para isso desaperte as porcas de fixação do eixo da roda traseira e introduza a chave de fenda entre o eixo da roda e o pino e use a chave de fenda como alavanca para esticar a correia:




Observação importante: Se a correia estiver frouxa ou solta o FREIO NÃO FUNCIONA.

 

2 – Limpeza do filtro de ar:

Remova e lave frequentemente com gasolina limpa o elemento do filtro de ar. Troque o elemento esponjoso nas revisões e periodicamente. Filtros obstruídos aumentam o consumo e reduzem o rendimento do motor.

 

3 – Limpeza do filtro de gasolina:

Remova e limpe o copinho do filtro transparente sempre que constatar impurezas, água ou goma viscosa:




4 – Limpeza de velas de ignição:

Remova, limpe e calibre as velas de ignição com ferramenta apropriada, trocando a vela se necessário.

 

LIMPEZA, LAVAGEM E LUBRIFICAÇÃO DO WALK MACHINE:

A limpeza de seu motor e WALK MACHINE pode ser feita diariamente com pano seco.

Periodicamente, o motor e o chassis do WALK MACHINE, devem ser lavados e recomendamos a lavagem inicial, com auxílio de um pincel, utilizando-se água contendo detergente neutro ou querosene, enxaguando-o com água limpa, enxugando finalmente com um pano úmido todas as partes molhadas.

Os seguintes cuidados devem ser observados ao molhar o motor:

- o motor deve estar frio para molhar com água;

- enxugar bem a cerâmica da vela de ignição;

- limpar e lavar com gasolina limpa o elemento de filtro de ar;

- engraxe as cubas da roda, mancal intermediária (da polia) e pino de fixação do guidão;

- limpe e lubrifique com óleo “singer” o rolamento de agulha da polia do motor.

 

PROBLEMAS MAIS COMUNS E SOLUÇÕES PARA O WALK MACHINE:

Enumeramos as causas simples de “pane” e funcionamento irregular que poderão ser verificados pelo proprietário do WALK MACHINE. Maiores problemas deverão ser verificados em oficinas técnicas especializadas.

1 – Carburação e combustível (motor não pega, falha, etc):

- Obstrução na linha: retire a mangueira na entrada do carburador e verifique o escoamento de combustível

- Água, óleo decantado ou não misturado na linha: drenar o carburador e o copinho do filtro de gasolina

- Recarregar com mistura gasolina e óleo bem agitada.



2 – Ignição e parte elétrica (motor não pega, falha, etc):

- Limpeza de vela: limpar carbonização, velas encharcadas com óleo 2 tempos, “bridge” (vela em curto circuito) devido as impurezas, limpar, secar e ajustar distância de eletrodos.

- Mau contato: cabo de vela solto ( duas extremidades e fio de bobina solto)

 

3 – Regulagem da marcha lenta:



A marcha lenta não funcionará se:

- o motor estiver com a ignição suja, fora do ponto

- os filtros de ar estiverem sujos

- o nível da boia do carburador estiver descalibrado

- houver vazamento de ar no bloco e no carburador ou no coletor de admissão

- os cabos de acelerador não estiverem funcionando perfeitamente.

 

4 – Quando o motor não pega: após verificar carburador e a ignição:

- verifique se o óleo 2 tempos está decantado no tanque, após muito tempo parado, não está permitindo o fluxo da gasolina. Agite bem o conjunto.

Verifique se o motor está no ponto de ignição correto.

 

5 – Descarbonização:

- o motor deve ser revisado e descarbonizado periodicamente em oficinas especializadas.

 

6 – Após andar em marcha lenta, não acelere repentinamente, vá acelerando aos poucos ( o carburador não tem injetores automáticos).

 

PARA TRANSPORTAR O WALK MACHINE:

Para maior comodidade nos transporte o WALK MACHINE tem o guidão dobrável:

- retire o pino fixador do guidão, dobre o guidão e recoloque o pino na base e aperte ligeiramente para fixar o garfo no suporte da roda dianteira:




Leve seu WALK MACHINE em nossa assistência especializada:

 

Speedy Machine Comércio de Ciclomotores:

Avenida Presidente Kennedy, 2904 - Bairro: Água Verde - Curitiba - Paraná

WhatsApp: (41) 99977-4034